"Não importa o que eu faço para pagar minhas contas,
Gosto de pensar em mim como um escritor profissional."
Desde que eu li a frase acima mudei minha postura em relação ao que eu escrevo. Passei anos escrevendo e sempre me colocando como um aspirante ou escritor amador. Mudei de atitude, passei a tratar todos meus textos como textos profissionais. Não é um material perfeito, mas não é uma brincadeira.
O mesmo aconteceu com meu blog. Parei de tratá-lo como uma brincadeira e o levo a sério.
Algumas pessoas que leem o que escrevo me dizem: "Gostaria de escrever como você" e penso comigo que não há nada demais na forma como escrevo, e tenho muito o que melhorar.
Mas depois de um tempo pensando sobre o assunto, decidi resgatar uma ideia antiga e trazer algumas dicas e truques para quem quer escrever, seja um conto, uma crônica, roteiro, romance, ou o que quer que seja.
Espero que sejam úteis, então ocasionalmente as segundas-feiras colocarei uma dica nessa nova coluna chamada: Ponto e Vírgula.
A primeira dica é justamente sobre Como Começar a Escrever.
Existem milhões de formas de se iniciar. Pode ser definindo que tipo de texto escrever: uma dissertação, um artigo, conto, crônica, romance, roteiro, etc. e vou falar sobre cada um desses tipos posteriormente, mas antes de tudo isso vou indicar alguns preparos para a ROTINA de escrever.
· Definir Dia e Horário: Ter um dia e horário marcado para escrever facilita um bocado a vida, especialmente se você tiver outras responsabilidades para lidar como mulher (ou marido), filhos, etc. Vamos supor que você defina que escreverá de segunda à sábado das 21h às 22h (horário da novela, notaram?) ficará mais fácil lidar com as pressões externas.
· Local de Trabalho: Não é essencial, mas ter um local fixo para escrever ajuda. Não precisa esperar comprar uma mesa cara cheia de opcionais, no fundo um banco confortável já é o bastante. O mais importante é livrar-se das distrações como internet, TV, videogame e o que mais te desviar do ato de escrever.
· Ferramentas: Provavelmente abordarei esse tema novamente, mas por hora escola como irá escrever. Não pense que precisa de um super computador ou de programas caros para escrever. Um caderno e uma caneta frequentemente são melhores do que um computador.
· Comece AGORA: O principal é nãopermitir que nada o impeça de escrever. Se eu fosse esperar as condições ideais para fazer esse post jamais sairia da ideia.
No fim das contas escrevi num caderno simples, com uma caneta comum, apoiado no meu colo, no ônibus enquanto volto para casa.
Pare de arranjar desculpas e comece a escrever. AGORA!